terça-feira, 14 de agosto de 2012

11 anos do Projeto Barbante


"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."



Contextualizando: O município de Arapuã está localizado na região Central do Paraná, e obteve sua emancipação política em 1995. A população do município é de aproximadamente, 3.561 habitantes, conforme dados do censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Percebe-se que há maior concentração de contingente populacional na área rural onde esta a base da economia do município que é essencialmente agrícola, porém, com a mecanização na agricultura existe também um excedente de mão da obra não qualificada e, consequentemente, desempregada o que causa o empobrecimento da população.  Aproximadamente 75% dos habitantes estão inseridos em famílias que sobrevivem com renda de até um salário mínimo. Percebe-se que se trata em geral de uma população carente, que necessita de alguma intervenção, governamental ou da sociedade civil, para suprir suas necessidades básicas.



Dessa forma uma parcela considerável da população busca pelos serviços prestados pelo Departamento Municipal de Assistência Social e pelo Centro de Referência de Assistência Social, necessitando assim de Programas e Projetos que visam à garantia dos direitos sociais, visto que muitas famílias de baixa renda apresentam dificuldades em encontrar um emprego pela falta de qualificação profissional e também de gerar renda.



Diante desse contexto e pensando em melhorar tal realidade, foi implantado no dia 1 de Agosto de 2001 O Projeto Barbante que teve como foco aumentar e gerar renda para essas famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade e risco econômico.



Passados onze anos, o projeto marca uma história cheia de conquistas para as famílias e para o Município, pois além de gerar renda ocupa o tempo ócio e ainda afeta positivamente a autoestima das participantes fazendo com que elas se sintam úteis. Como exemplo dessas conquistas temos histórias contadas pelas próprias crocheteiras que narram como o Projeto Barbante ajudou-as no tratamento de depressões, vícios de cigarro e alcoolismo, entre outras, expressando o quanto é importante na vida delas. Atualmente participam do projeto cerda de 180 pessoas.
















 Dada a sua história e tempo de execução o Projeto Barbante é considerado uma referência nesse âmbito em toda a região. Sabemos que manter e realizar o Projeto não foi uma tarefa fácil por isso Parabenizamos todos os profissionais e instituições envolvidos nessa conquista de manter e fazer acontecer o Projeto Barbante nesses 11 anos!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário