quinta-feira, 2 de agosto de 2012

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ter o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes.

História: esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. Assim, a intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. 

Dada a importância da data todo ano os municípios são motivados a fazerem manifestações que vão contra esse tipo de negligência e vão a favor de garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Em Arapuã o dia foi celebrado pelos Departamentos da Assistência Social, Saúde e Educação, Escola Municipal e Estadual, Projeto Alegria de Viver com Cidadania, Conselho Tutelar e Polícia Militar, por meio de atividades que foram ofertadas ao longo do dia.
De manhã foi esclarecido a todos os alunos das escolas o motivo da comemoração desta data e sua história.















Após os esclarecimentos os alunos do Projeto Alegria de Viver com Cidadania (P.A.V.C)  realizaram uma apresentação de dança para marcar a importância desse tipo de manifestação cultural para nossas crianças e adolescentes.








Após as apresentações o Departamento de Educação disponibilizou brinquedos na escola, onde crianças e adolescentes puderam se divertir e acessar o seu direito de brincar.



No período da tarde aconteceu o mesmo cronograma da manhã somado com uma Passeata que teve com lema: “Lembrar é combater, esquecer é permitir”.





A passeata contou com a apresentação da Fanfarra formada pelos alunos do P.A.V.C que deram um encanto a mais para o desenvolvimento da manifestação.




 A passeata aconteceu pelas ruas principais da cidade, chamando a atenção de todos que a assistiram, suscitando nas pessoas a reflexão, o conhecimento e a importância do tema.





O evento de uma forma geral foi muito proveitoso, contando com a articulação dos órgãos municipais e os alunos colaboraram de uma forma muito educada e comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário