quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Projeto Horta Comunitária: Início e Desenvolvimento


O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantarem hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.

 Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estímulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe.

A economia do Município de Arapuã é essencialmente permeada pelo trabalho rural e dentro desse contexto demos início no dia 08 de maio à nossa Horta Comunitária que está sendo desenvolvida em um Canteiro do próprio Município.




Os participantes neste primeiro dia preparam e adubaram as terras da metade dos canteiros.

  

Ao mesmo tempo em que os usuários podem ter mais uma fonte de alimentos a horta comunitária pode favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo que já começaram a ser aprendidos no curso de Olericultura que ofertamos anteriormente.

 









Após a preparação dos canteiros no dia 15 de maio os participantes do Projeto retornaram à horta para plantarem as mudas nos canteiros. Foram plantadas mudas de alface, chicória e brócolis.

  As atividades tiverem continuidade no dia 13 de Junho. Agora com a equipe reforçada, pois houve a aderência de mais participantes, foram preparados os canteiros restantes.




No primeiro canteiro  da esquerda para a direita estão as mudas que foram plantadas no curso de Olericultura. No segundo, terceiro e quarto são as mudas que já foram plantadas no primeiro dia da Horta.



Dia da Primeira Colheita!



No dia 23 de Julho as chicórias e as alfaces já estavam prontas para serem colhidas.  Os produtos utilizados na horta são todos orgânicos sem o uso de agrotóxico. O projeto incentiva as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.






Nenhum comentário:

Postar um comentário