quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS


“A família desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança, uma vez que é através dela que as crianças desenvolvem seu caráter, aprendem a enfrentar desafios e a assumir responsabilidades.”

 

O quinto encontro do nosso Grupo Socioeducativo com famílias beneficiárias dos Programas Sociais aconteceu no dia 17/10/2012. Aproveitando a data comemorativa do mês de Outubro, que além de celebrar a Padroeira do Brasil comemora o Dia das Crianças, desenvolvemos o encontro com o tema “O papel da família no cuidado das crianças”. No encontro por meio de atividades interativas refletimos de quais cuidados nossas crianças precisam e qual a influência da infância, enquanto fase de desenvolvimento, para a constituição do caráter do futuro adulto, bem como a importância que a família tem no desenvolvimento biopsicossocial da criança, a fim de que todos tenham conhecimento sobre o tema e possam se atentar mais ao cuidado de seus filhos.
Grupo da Manhã

 Grupo da Tarde

 Os encontros foram encerrados com apresentações artístico-culturais realizadas pelas crianças do Projeto Alegria de Viver com Cidadania – P.A.V.C. As apresentações além de incentivarem as crianças em suas desenvolturas, também foram pensadas como uma forma de sensibilizar os participantes para que possam perceber as crianças como seres capazes de dar muita alegria a todos.


 
 

Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário