sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Grupo Socioeducativo com Crianças de 6 a 8 anos


É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (ECA).

 

No dia 06/11/2012 realizamos mais um Encontro do Grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando” com crianças entre 6 a 8 anos.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de que frequentam o Projeto Alegria de Viver com Cidadania, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida. O grupo acontece quinzenalmente às terças-feiras no período da manhã e da tarde.

 

Nesse dia trabalhamos de uma forma interativa e informativa com o tema: “Cuidados com a higiene pessoal”. Consideramos o tema muito pertinente, pois sabemos que é necessário passar esse cuidado e zelo com o corpo para as nossas crianças, para que assim elas passem a percebê-lo e tratá-lo com os cuidados necessários. 

No final, para estimular ainda mais as crianças no cuidado com a higiene, disponibilizamos um pequeno kit higiene para cada uma.
 

Grupo da Manhã

 

 
Grupo da Tarde

 


 

 

Grupo da Terceira Idade


“Grupos de convivência: desenvolvendo o sentimento de pertença e fortalecendo os vínculos comunitários”
 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS e em algumas ocasiões em outras localidades do município. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

Como a chuva ultimamente não tem dado trégua para os nossos idosos, já que toda quinta-feira tem chovido, o jeito foi jogar um Binguinho! Foram duas quintas-feiras seguidas que tivemos uma tarde descontraída com a participação de poucos, devido ao tempo chuvoso. Mesmo assim não faltou diversão por parte dos idosos!

 
 
 

Encerramento da Oficina de Pintura em Tecido promovida pelo CRAS de Arapuã


A Oficina de Pintura em Tecido que teve início no dia 10/09 encerrou-se na última segunda-feira dia 29/10. No encerramento foi realizado um “Amigo Secreto” que foi sugerido pelas próprias participantes. O curso de Pintura acontecia duas vezes por semana, sendo que havia duas turmas de dez alunos cada, uma no período matutino e outra no período vespertino.


 

Na oportunidade também foi realizada uma dinâmica de avaliação, na qual os participantes expuseram que a Oficina de Pintura foi muito gratificante para eles, pois puderam obter conhecimentos e também conhecer pessoas e desenvolver novas amizades.

 

Nós da equipe do CRAS consideramos a Oficina muito válida, pois nos acompanhamentos observamos que algumas pessoas estavam praticando a pintura em casa, dessa forma, ficamos felizes ao perceber que o contato com a pintura não terminará junto com o curso. Além disso, pudemos perceber o constante desenvolvimento do desempenho e a evolução de cada um. Os resultados foram excelentes! Parabéns a todos!

Lembrando: O curso foi destinado às Famílias beneficiárias da Política de Assistência Social do território do CRAS de Arapuã. Além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários, as oficinas também servem para instrumentalizar os usuários para uma possível geração de renda. Além das oficinas terem abordado o manejo e a técnica necessários para a confecção do artesanato, também trabalhou com questões como higiene, organização, comportamento e promoveu a socialização dos usuários, estimulando o vínculo entre estes e o CRAS.