quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projeto Horta Comunitária


                                            “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final.”

O trabalho continua...

Nos dias 12, 19 e 26 de novembro e também nos dias 05 e 11 de dezembro estivemos presentes na Horta Comunitária. No dia 12 e 19 colhemos mais alfaces e plantamos cenoura e beterraba. No dia 26/11 plantamos quatro bandejas de alface e abobrinha e também colhemos cenoura. No dia 05/12 foram colhidas o restante das cenouras e limpados os canteiros. Além disso, entregamos uma lembrancinha para as participantes, em forma de reconhecimento pelo belíssimo trabalho que elas vêm realizando!


 



 

 
Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

 

 

CRAS PROMOVE OFICINAS DE CAIXAS PERSONALIZADAS E PREPARO DE BOMBONS


“A função de referência se materializa quando a equipe processa, no âmbito do SUAS, as demandas oriundas das situações de vulnerabilidade e risco social detectadas no território, de forma a garantir ao usuário o acesso à renda, serviços, programas e projetos, convivência comunitária e familiar, conforme complexidade da demanda.”

Nos meses de outubro e novembro o CRAS realizou com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família Oficinas de Caixas Personalizadas e Preparo de Bombons. Além das oficinas abordarem o manejo e a técnica necessários para a confecção do artesanato, também trabalham com questões como higiene, organização, comportamento e promove a socialização dos usuários, estimulando o vínculo entre estes e o CRAS.  

 

 
É importante ressaltar que além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários, as oficinas também servem para instrumentalizar os usuários para a complementação de renda.

Os resultados foram excelentes e deliciosos!

 

 

 

Grupo Socioeducativo e Oficina de Dança com Adolescentes de 12 a 15 anos


“Educação começa no berço, prossegue na infância, persiste na adolescência, renova-se na vida adulta e assim surge um ser humano íntegro.”

No dia 16/10 realizamos mais um encontro com o grupo dos adolescentes. Neste encontro procuramos fazer com que os adolescentes sintam a importância do outro na formação da sua história e da sua identidade.  No dia 13/11 tivemos outro encontro com o Grupo. Neste encontro buscamos estimular a participação no grupo e a interação, visto que estamos percebendo a dificuldade dos adolescentes em participar de atividades mais expressivas. Nosso último encontro do ano foi realizado no dia 27/11, no qual refletimos sobre o desenvolvimento do grupo e sobre a participação dos adolescentes no grupo e na Oficina de Dança. Além disso, foi entregue a cada participante uma lembrancinha para expressar os laços que criamos nesses meses juntos.


 

 

 


















Encerrando a Oficina de Dança com chave de ouro os adolescentes realizaram uma bela apresentação na Confraternização das famílias do CRAS. Parabéns a todas e a todos!

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lembrando: A adolescência em nossa cultura é um marco importante para a formação da identidade e da personalidade do futuro adulto. Dessa forma, acreditamos que oferecer um espaço em que possam ser discutidas questões que fazem parte do cotidiano dos adolescentes é importante para que eles tenham parâmetros para a sua formação. Pensando nisso, o CRAS de Arapuã iniciou o Grupo Socioeducativo com Adolescentes de 12 a 15 anos beneficiários do Programa Bolsa Família, no qual se pretende realizar um trabalho dinâmico em conjunto com os adolescentes, permitindo assim que eles compartilhem suas dúvidas e aflições, promovendo reflexões sobre temáticas pertinentes, como identidade, cidadania, sexualidade, drogas, entre outros. Concomitantemente com o Grupo estamos proporcionando Oficina de Dança, visando auxiliar de forma positiva na formação da autoestima e da socialização, contribuindo assim nos relacionamentos interpessoais, além dos benefícios de ordem física.

Grupo da Terceira Idade visita o Santuário de Santa Rita de Cássia em Lunardelli


“O teu perfume tão divino faz nosso povo, então, sonhar. Mesmo sofrendo nesta vida, só é feliz quem sabe amar.”

No dia 13/11 os Idosos do Grupo da Terceira Idade de Arapuã realizaram um passeio especial ao Santuário de Santa Rita de Cássia em Lunardelli. A maioria dos nossos idosos são pessoas crentes em Deus, e acreditam que Ele está sempre acompanhando cada dia de suas vidas.

 

No passeio os idosos visitaram a Gruta, a Igreja, e a Sala dos Milagres. Além disso, cada idoso recebeu uma lembrancinha comprada no próprio Santuário.

 

Para encerrar o passeio foi servido um lanche a todos. O passeio com certeza foi abençoado por Santa Rita de Cássia e foi muito proveitoso!

 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.