terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS


“O senso de pertencimento nos dá a sensação de participarmos de “alguma coisa maior do que nós mesmos”. Nos dá força e incentivo para lutar por uma causa, que será comum também aos parceiros, àqueles que estão ao nosso lado no dia-a-dia.”

 
Realizamos no dia 28/11 a Confraternização com as famílias participantes do Grupo Socioeducativo do CRAS. Como se tratava de um dia festivo, no qual buscamos comemorar a parceria que tivemos com as famílias ao longo do ano de 2012, optamos por realizar atividades de caráter interativo e de entretenimento.

Foi uma tarde muito divertida repleta de alegrias e brincadeiras. Nesse ano nós da equipe do CRAS buscamos com empenho estimular a participação nos grupos e fortalecer a convivência e os laços comunitários. Agradecemos a todos que nos propiciaram estar em algum momento em suas companhias enriquecendo nossas experiências pessoais e profissionais.
 

 
 
 


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.