sexta-feira, 26 de julho de 2013

Grupo da Terceira Idade “Viver feliz não tem idade”


"Cada ruga tua representa uma história, uma experiência e conselho para dar...”

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas. O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso os avós merecem consideração e respeito e também merecem ser valorizados. Foi por isso que no baile da terceira idade desta quinta-feira 25/07 todos os avós foram homenageados com uma singela recordação em que foi oferecido um bolo para comemorar o dia dos avós!






  
Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

Projeto Horta Comunitária


Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

No dia 25 de julho demos andamento ao projeto da horta. Depois da fase de quase um mês com chuva e depois das fortes geadas o tempo deu uma brecha para as nossas participantes. Neste dia colhemos os repolhos e também plantamos beterraba e chicória.




Curso de Panela de Pressão em parceria com a COAMO.


Foi realizado nos dias 22 e 23 de julho na Cozinha Comunitária do CRAS o curso de panela de pressão. As participantes puderam aprender várias receitas práticas preparados na panela de pressão como costela de boi e de porco, arroz, bolos, pudins, tortas, polenta e macarrão. As participantes consideraram o curso interessante e muito proveitoso, visto que os alimentos preparados são práticos e acessíveis.

Grupo com os Idosos


"É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária."

 
Paralelo ao tradicional baile que acontece às quintas-feiras no CRAS está sendo desenvolvido com os idosos do município, todas às terças-feiras, um grupo de convivência e fortalecimento de vínculos. Dessa forma, nas terças-feiras está sendo realizado o ensaio para o Coral da Terceira Idade e outras atividades complementares. A partir dessa nova perspectiva da intervenção para além do baile, que por sinal agrada muito aos idosos, nas segundas terças-feiras do mês estamos realizando um encontro de caráter socioeducativo.
No dia 16/06, realizamos uma atividade sobre o Estatuto do Idoso, com o objetivo de informar sobre os direitos que contempla o estatuto do idoso, principalmente aqueles mais desconhecidos, de uma forma dinâmica e perspicaz.       Foi muito proveitoso o encontro, fazendo suscitar nos idosos o interesse de conhecer os seus direitos.

 
Lembrando: O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Dessa forma o CRAS de Arapuã com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social e educativo iniciou neste ano o Coral da Terceira Idade. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, o coral é considerado uma importante atividade, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de ser um ótimo encontro para fortalecer laços e fazer novas amizades. O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Arraiá da Terceira Idade


“Viver feliz não tem idade”
 
O CRAS e a APMI  do município de Arapuã promoveram nesta quinta-feira 04/07 o Arraiá da Terceira Idade com os idosos do Grupo de Convivência que tem como lema “Viver feliz não tem idade” realizado todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS.

 
O Arraiá contou com uma decoração e comidas típicas como pipoca, canjica, biscoitos, bolo, entre outras, e com uma quadrilha muito animada e também com o tradicional baile. É importante salientar que as festas juninas e julinas são desenvolvidas para a manutenção da tradição e pela valorização da cultura interiorana. “Foi bão por dimais da conta sô!”

 












Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.
 

Grupo com Gestantes


“Cuidando da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 

 O grupo de gestantes chega à reta final. No dia 03 de julho realizamos o último encontro do grupo de gestantes. Neste último encontro foi trabalho o tema “Legislação que ampara a mãe e a criança: direitos e deveres”.

 
No encerramento fizemos uma avaliação dos pontos positivos e negativos do andamento do grupo. No final foram entregues os kits para o bebê que foi confeccionado com muito carinho pela equipe. Agradecemos a presença das mamães que desde o início mostraram comprometimento e interesse pelos temas discutidos no grupo. Expressamos também nossos agradecimentos também aos profissionais que se disponibilizaram para trabalhar com as gestantes, trazendo ainda mais conhecimento para essa fase tão importante. Consideramos que o grupo foi muito valioso e teve um bom aproveitamento, participando cerca de 50% do público alvo.

 
 

 

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS


“Conhecimento gera conscientização”.
No dia 03 de Junho realizamos mais um encontro do grupo com as famílias do CRAS. O encontro era para ter sido realizado no final de junho, no entanto as incessantes chuvas atrapalharam nossa programação.

A partir da percepção das dúvidas que os beneficiários vinham apresentando sobre o Programa Bolsa Família decidimos que este seria o tema de nosso encontro, o qual teve como objetivo responder as dúvidas a tudo o que envolve o Programa, como quem tem direitos, quais são os critérios e os compromissos da família, formas de cálculo dos valores, dentre outros, contando com o auxílio da Gestora do Programa Bolsa Família de nosso município.


Grupo da Manhã

Grupo da Tarde


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

“VII Conferência Municipal de Assistência Social” do Município de Arapuã


O Departamento Municipal de Assistência Social do município de Arapuã realizou nesta quinta-feira dia 27 de junho de 2013 a “VII Conferência Municipal de Assistência Social”. É importante ressaltar que as Conferências Municipais de Assistência Social têm como objetivo oportunizar espaço e condições para a avaliação local do Sistema Único da Assistência Social – SUAS em suas diferentes dimensões, favorecendo o conhecimento de gestores, trabalhadores, usuários, organizações sociais, conselheiros e demais segmentos, analisando os avanços, conquistas, desafios, dificuldades e potencialidades colocadas para a construção e consolidação do SUAS.
 
A Conferência deste ano trouxe como tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, tendo início às 8:30 horas e o encerramento às 16:00 horas. Na parte da manhã foram realizados os credenciamentos e uma proveitosa Palestra ministrada pela Professora de Serviço Social da UEM Vanessa Rombola Machado que versou sobre o temário do evento.Na ocasião as crianças do Projeto Social Alegria de Viver com Cidadania – PAVC, o qual é vinculado ao Departamento de Assistência Social, realizou uma apresentação cultural que agraciou o Evento.


Foi servido almoço a todos os presentes e logo após, no período da tarde, foram realizados os trabalhos em grupo para as discussões dos seis eixos que dão sustentação ao tema geral. O debate sobre os eixos da Conferência e as propostas que deles saíram, servirão como metas para a Política de Assistência Social. Ainda no evento realizou-se a eleição do novo Conselho Municipal de Assistência Social bem como a eleição dos Delegados, que irão representar o município nas Conferências Regional e Estadual.

 
O evento contou com a participação da população, profissionais, conselheiros, e demais setores municipais e foi de suma importância para o aperfeiçoamento do SUAS na direção da efetivação dos direitos socioassistenciais. O Departamento Municipal de Assistência Social agradece todos os envolvidos na realização do evento que foi muito produtivo e satisfatório.

Grupo com Gestantes


“Cuidar da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 
 
No dia 20/06 foi realizado o oitavo encontro do grupo das gestantes com o tema “Preparação para o parto, como reconhecer os sinais e quais os tipos de partos”. Já no dia 27/06 houve mais um encontro com o tema “Amamentação e Primeiro cuidados do bebê” no qual foram discutidos diversos assuntos como: fatores que influem na capacidade de amamentar, mitos e técnicas de amamentação, retirada do leite; primeiros cuidados do bebê; banho, fraldas, limpeza e higiene. As gestantes estão participando assiduamente e se mostram muito interessadas nos temas.

 

15 de Junho: Dia de Enfrentamento à Violência contra o Idoso


"Às vezes somente as lágrimas são visíveis"

Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta uma tendência de crescimento da população idosa brasileira. Em 2006, as pessoas com 60 anos de idade ou mais alcançaram 19 milhões, correspondendo a 10,2% da população total do país. Esse dado é altamente relevante porquanto a mudança na distribuição etária de um país altera o perfil das políticas sociais, exigindo estratégias e implementação de benefícios, serviços, programas e projetos relacionados à promoção dos direitos humanos dos idosos, notadamente quando se tem em vista que significativa parcela desse segmento encontra-se em situação de abandono ou sendo vítima de maus-tratos praticados na maioria das vezes pelos seus próprios familiares. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde cerca de 70 idosos vítimas de violência e maus tratos são internados por dia pelo SUS.

Dada a preocupação com tal realidade intitulou-se o dia 15 de Junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal, já que a violência deve ser entendida como uma grave violação aos direitos humanos.

A fim de refletirmos sobre esse tema tão importante no dia 11 de Junho, na terça-feira, realizamos uma palestra com os nossos idosos do grupo da terceira idade do CRAS de Arapuã, a fim de refletirmos todas as questões que envolvem o assunto. Foram discutidos dados municipais e nacionais sobre a velhice e também sobre os principais tipos de abusos e violências cometidos contra os idosos e como ajudá-los quando essa situação acontece.

 

Na ocasião as crianças do Projeto social Alegria de Viver com Cidadania – PAVC realizaram uma emocionante representação da música “Couro de Boi” para a reflexão e sensibilização do tema.

Entendemos que não garantir os direitos aos idosos também se caracteriza uma forma de violência, e portando optamos que neste dia além de falarmos sobre as violações informaríamos também sobre os direitos dos idosos. Dessa forma também foi realizada uma palestra sobre o direito da pessoa idosa, mais precisamente sobre a carteira do idoso, na qual puderam ser passadas informações sobre quem tem direito e quais os procedimentos para ter acesso a esse direito.

Esse dia foi pensado com muito carinho a fim de estimularmos a conscientização da importância dos idosos na nossa sociedade e mostrar que eles devem ser tratados com muito respeito, afinal são eles os precursores das nossas vidas!

 

 

Projeto Horta Comunitária


“Cada um de nós compõe a sua história cada ser em si carrega o dom de ser capaz.”


Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

Hora da Colheita!

Nos dias 05 e 06 de Junho chegou a hora que as nossas participantes mais gostam, colher os bons frutos, ou melhor, as hortaliças! Devido ao grande número de pé de alfaces foram necessários dois dias para a colheita.


Colheita dia 05/06

 

 Colheita dia 06/06