segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Grupo de Gestantes


“Cuidar da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 
O CRAS começou a Segunda Programação do Grupo de Gestantes desse ano. O primeiro grupo ocorreu de abril a julho. No dia 22/08/2013 começamos a nossa segunda caminhada. Neste dia o encontro teve como objetivo promover o conhecimento e o sentimento de pertencimento das participantes, bem como refletir as mudanças de papéis que permeiam essa fase da gestação.

  

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS


“Você tem sede de quê?”

No dia 21 de Agosto realizamos mais um encontro com as famílias do CRAS. Dando sequência ao tema do nosso último encontro que teve como objetivo responder as dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, como quem têm direitos e quais são os critérios e os compromissos da família, formas de cálculo dos valores, dentre outros.

Neste encontro nós conversamos sobre o Programa de uma forma mais reflexiva e não somente informacional. O nosso diálogo abrangeu diversos temas a fim de discutir vantagens e desvantagens do Programa nesses dez anos, a partir de alguns pontos de partida: a forma que o dinheiro é utilizado pela família; os aspectos políticos envolvidos; o trabalho que deve ser realizado concomitantemente ao Programa; qual a compreensão que a sociedade tem do Programa, entre outros. O encontro foi muito proveitoso no sentido de que estamos procurando desenvolver nas famílias uma postura de conscientização, dos aspectos que envolvem o Programa e o que está faltando para que ele seja mais efetivo, tanto por parte das políticas públicas quanto por parte da própria família. 

Grupo da Manhã

 
Grupo da Tarde
 
Considerando que no mês de Agosto comemora-se o Dia dos Pais, no final do encontro foram entregues lembrancinhas para todos os pais que estavam presentes como uma forma de valorizar e reconhecer a importante função que os pais têm no âmbito familiar, principalmente aqueles que buscam oferecer amor, sabedoria e proteção aos seus filhos.


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

Cursos de Corte e Costura e Pizzas e Lanches são realizados no CRAS

Foi realizado dos dias 01 a 19 de Agosto o curso de Corte e Costura em parceria com o SENAR. E também nos dia 19 e 20 de Agosto foi realizado o curso de Pizzas e Lanches em parceria com a COAMO, em que o Departamento Municipal de Assistência Social viabilizou todos os ingredientes gratuitamente para as participantes realizarem o curso. Ressaltamos que além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários o curso também serve para instrumentalizar os usuários para a complementação de renda. 

  


 

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos


“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade”

No dia 16/08/2013 realizamos o primeiro encontro do grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando” com crianças de 4 e 5 anos. No grupo partimos de uma concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, ao entender o brincar e o lúdico como forma de comunicação compartilhada. As brincadeiras e o lúdico proporcionam diversas experiências de desenvolvimento e de potencialização do desenvolvimento ou do fortalecimento de vínculos para quem se envolve nas atividades. Por meio do grupo a brincadeira torna-se um aspecto mais amplo e que pode ir além do brincar, abarcando atividades como jogos, teatros e demais momentos em que as atividades sejam caracterizadas por ressignificar e ter regras, descontração, interação e construção de significados.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.

Grupo da manhã

 Nesse encontro as atividades realizadas foram em prol de estimular as crianças a se expressarem a fim de conhecê-las e proporcionar a integração e aproximação das crianças com os condutores do grupo.

 

 Grupo da tarde

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Grupo com os Idosos


“Em vez de tentar escapar de certas lembranças, o melhor é mergulhar nelas e voltar à tona com menos desespero e mais sabedoria”.

 
No dia 13/08 realizamos mais um encontro do grupo de Idosos. Paralelo ao tradicional baile da Terceira Idade o CRAS está desenvolvido com os idosos do município, todas às terças-feiras, encontros de convivência e fortalecimento de vínculos, nos quais estão sendo realizados ensaios para o Coral da Terceira Idade e outras atividades complementares.

No dia 13/08, fizemos uma roda de conversa e refletimos sobre as transformações de valores e condutas. A partir dessa conversa, refletimos de como os padrões de comportamentos sofrem influências e transformações de acordo com os contextos sociais vigentes.  Foi uma tarde muito produtiva e recheada de histórias.
 

Lembrando: O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social e educativo o CRAS de Arapuã iniciou neste outras intervenções com a Terceira Idade. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, nas terças-feiras são desenvolvidas atividades paralelas como: coral, grupo socioeducativo, reuniões com os profissionais da saúde, um chá da tarde com bingo, sendo uma dessas intervenções em cada terça-feira da semana. Esses encontros são considerados atividades importantes, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de serem ótimos encontros para fortalecer laços e fazer novas amizades. O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade.
 

Comemoração do Dia dos Pais no CRAS de Arapuã


“Proteção + amor + força + sabedoria = PAI”

Em comemoração ao Dia dos Pais o CRAS e a A.P.M.I realizaram na quinta-feira dia 08/08/2013 uma comemoração foi voltada aos Pais do Grupo de Convivência da Terceira Idade. Neste dia tão especial homenageamos todos os pais que buscaram ser sinônimo de amor, proteção, força e sabedoria para seus filhos. Vocês pais da terceira idade merecem todo nosso reconhecimento!



 
 
Além do típico baile da Terceira Idade foram preparadas homenagens e entregas de lembrancinhas para os pais e ainda foi disponibilizado um lanche especial. Dada a importância do papel de Pai para a família e para a sociedade essa data não poderia passar em branco e por isso foi tudo foi preparado com muito carinho.



Projeto Horta Comunitária


“Tocando em frente...”

Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

No dia 01 de Agosto estivemos novamente nos canteiros da Horta para continuarmos a plantação. Neste dia foram plantados mais quatro canteiros de alface.