sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

"As crianças acham tudo em nada, os homens acham nada em tudo."

No dia 08/11//2013 o tema do encontro do Grupo das Crianças foi “contanto histórias”, com o objetivo de estimular valores morais, a imaginação e a criatividade.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.



Grupo com os Idosos

“Uma pessoa permanece jovem quando ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições”.

Lembrando: O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, nas terças-feiras são desenvolvidas atividades paralelas como: coral, grupo socioeducativo, reuniões com os profissionais da saúde, um chá da tarde com bingo, sendo uma dessas intervenções em cada terça-feira da semana. Esses encontros são considerados atividades importantes, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de serem ótimos encontros para fortalecer laços e fazer novas amizades. O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade. 

As terças-feiras continuam animadas e produtivas no CRAS. No dia 29/10 realizamos uma palestra sobre “Alimentação Saudável”. No dia 05/11 tivemos o nosso animado café da tarde com bingo e exercícios físicos, e no dia 12/11 realizamos a nossa “Roda de Conversa” abordando as opiniões de nossos idosos sobre várias temáticas polêmicas.


Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

No dia 01/11//2013 realizamos mais um Encontro do Grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando”. Nesse dia trabalhamos de uma forma interativa e informativa com o tema: A importância da natureza e do meio ambiente, estimulando a confecção de brinquedos recicláveis.  
Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

“PROJETO ALEGRIA DE VIVER COM CIDADANIA” COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS

"As crianças acham tudo em nada, os homens acham nada em tudo."

Para comemorar o dia das crianças o Projeto Alegria de Viver com cidadania organizou uma semana de atividades diferenciadas e animadas. As crianças foram levadas a uma Chácara, localizada no Município de Ivaiporã, na qual foram realizadas brincadeiras divertidas como “Lona de Sabão”, “Bexiga d’água”, “Torta na Cara”, entre outras. As crianças também tiveram um dia de cinema e em outro dia puderam brincar em diversos brinquedos infláveis. O encerramento da semana foi no salão da CRAS, no qual foi realizado um bingo interativo, sorteio de brindes, entrega de lembrancinhas para todas as crianças e adolescentes e por fim foi servido um delicioso almoço.


Lembrando: O Projeto Alegria de Viver com Cidadania se caracteriza como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos assistido pelo CRAS. Nele são desenvolvidas atividades artesanais e socioeducativas, oficinas culturais, entre outras atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Grupo com Gestantes

“Cuidando da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 

O grupo de gestantes após nove encontros semanais chega à reta final. No dia 24 de outubro realizamos o último encontro do grupo, no qual foi trabalhado o tema “Legislação que ampara a mãe e a criança: direitos e deveres”.


No encerramento fizemos uma avaliação dos pontos positivos e negativos do andamento do grupo. Por fim foram entregues os kits para o bebê que foi confeccionado com muito carinho pela equipe. Agradecemos a presença das mamães que desde o início mostraram comprometimento e interesse pelos temas discutidos no grupo. Expressamos também nossos agradecimentos aos profissionais que se disponibilizaram para trabalhar com as gestantes, trazendo ainda mais conhecimento para essa fase tão importante. Consideramos que o grupo foi muito valioso e teve um bom aproveitamento.



Idosos são homenageados em Arapuã

“Respeitar o idoso é zelar pelo nosso futuro e apreciar o nosso passado.”

Em virtude do dia do Idoso que é comemorado no mês de Outubro o Departamento Municipal de Assistência Social de Arapuã realizou atividades especiais para a terceira idade. As atividades alusivas à comemoração iniciaram na terça-feira (15/10) com um passeio no SESC de Ivaiporã, onde foram realizadas diversas atividades, como ginástica maluca, cinema e oficina da memória e concentração.


Na quinta-feira (17/10) na parte da manhã foi realizada uma missa especial para os idosos na Igreja Matriz do município.

Em seguida, no Salão da CRAS foi servido um delicioso almoço a todos. Na ocasião as crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Projeto Alegria de Viver com Cidadania – PAVC realizaram apresentações artística-culturais para homenagear os presentes. Além disso, foram as próprias crianças que fizeram as lembrancinhas para essa data e foram as mesmas que entregaram para cada idoso.
   

 Após o almoço teve início o Baile da Terceira Idade animado pela Banda Os Tropeiros. Foram momentos muito agradáveis que expressam a importância e o respeito que os idosos têm para o município.