sexta-feira, 11 de abril de 2014

Confraternização do Grupo da Terceira Idade do CRAS de Arapuã

No dia 17 de dezembro o Departamento Municipal de Assistência Social preparou uma animada confraternização para o Grupo da Terceira Idade que contou com a participação do Papai Noel que entregou a todos os idosos uma lembrança para expressar o carinho que toda a equipe tem pelo grupo e para almejar um fim de ano iluminado e cheio de alegrias! Claro que não faltou o animado baile e um lanche especial!






















Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Projeto Horta Comunitária

“Em suas terras vou plantar minha raiz...”

No dia 12 de dezembro houve mais colheita. E como uma forma de reconhecermos e valorizarmos o trabalho que as participantes realizaram neste ano todo, no dia 17 de dezembro realizamos uma Confraternização com as participantes, na qual conversamos sobre os pontos positivos e o que precisamos melhorar em nosso projeto. Parabéns a todas!




 Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver....”

No dia 11/12 realizamos a Confraternização com as famílias participantes do Grupo Socioeducativo do CRAS. O encontro teve um caráter festivo, no qual buscamos comemorar a parceria que tivemos com as famílias ao longo do ano de 2013.
Na ocasião as crianças e adolescente do Projeto Alegria de Viver com Cidadania (SCFV) trouxeram uma atração cultural realizando uma apresentação da Oficina de Capoeira.
Foi uma manhã muito divertida e alegre. Nesse ano nós da equipe do CRAS buscamos com empenho estimular a participação dos usuários nos grupos. Agradecemos a todos que nos propiciaram estar em algum momento em suas companhias enriquecendo nossas experiências pessoais e profissionais.





Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.