terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Horta Comunitária


                                            “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final.”

E mais colheita!!!

Nos dias 26 e 29/10 estivemos novamente na Horta. No dia 26 as participantes puderam colher uma grande quantidade de alfaces, que devido às chuvas recentes cresceram rapidamente. E no dia 29 as participantes arrumaram os canteiros para plantarem mais hortaliças. Estamos muito contentes com os resultados que estamos tendo com o Projeto.


 
Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

 

 

Grupo da Terceira Idade visita Romeópolis


“Viver feliz não tem idade”

Nesta quinta-feira dia 18/10/2012 o Grupo da Terceira Idade realizou um passeio em Romeópolis. Os idosos da localidade recepcionaram os idosos das demais regiões e o baile aconteceu na quadra de esportes. Todos estavam muito animados e contentes, afinal passear e dançar são coisas que os nossos idosos apreciam.

 

 
 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS


“A família desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança, uma vez que é através dela que as crianças desenvolvem seu caráter, aprendem a enfrentar desafios e a assumir responsabilidades.”

 

O quinto encontro do nosso Grupo Socioeducativo com famílias beneficiárias dos Programas Sociais aconteceu no dia 17/10/2012. Aproveitando a data comemorativa do mês de Outubro, que além de celebrar a Padroeira do Brasil comemora o Dia das Crianças, desenvolvemos o encontro com o tema “O papel da família no cuidado das crianças”. No encontro por meio de atividades interativas refletimos de quais cuidados nossas crianças precisam e qual a influência da infância, enquanto fase de desenvolvimento, para a constituição do caráter do futuro adulto, bem como a importância que a família tem no desenvolvimento biopsicossocial da criança, a fim de que todos tenham conhecimento sobre o tema e possam se atentar mais ao cuidado de seus filhos.
Grupo da Manhã

 Grupo da Tarde

 Os encontros foram encerrados com apresentações artístico-culturais realizadas pelas crianças do Projeto Alegria de Viver com Cidadania – P.A.V.C. As apresentações além de incentivarem as crianças em suas desenvolturas, também foram pensadas como uma forma de sensibilizar os participantes para que possam perceber as crianças como seres capazes de dar muita alegria a todos.


 
 

Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PROJETO P.A.V.C COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS


“A criança é alegria como o raio de sol

            e estímulo como a esperança.”

 

Para comemorar o dia das crianças o Projeto Alegria de Viver com cidadania organizou dois dias de atividades diferenciadas. No dia 09/10 as crianças foram levadas à Chácara Afiva, localizada no Município de Ivaiporã, na qual foram realizadas gincanas através de brincadeiras divertidas como “Lona de Sabão”, “Bexiga d’água”, “Torta na Cara” como prova do conhecimento, entre outras.

 

Alunos do período matutino

 

 

 

 
 
Alunos do período vespertino

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Além disso, na véspera do dia das crianças, quinta-feira dia 11/10, as atividades foram encerradas com brinquedos infláveis, obtendo uma festinha especial para a entrega de uma bola como lembrança para cada criança.

Com certeza foram dois dias de alegria e diversão deixando o “Dia dos Baixinhos” mais harmonioso e prazeroso.

 

 

 

 
 
 


Lembrando: O Projeto Alegria de Viver com Cidadania se caracteriza como uma instituição de contra-turno social assistida pelo CRAS. Nele são desenvolvidas atividades artesanais e socioeducativas, oficinas culturais, entre outras atividades com crianças e adolescentes que se encontram na situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto Horta Comunitária: promovendo bem-estar social


Como diz o ditado “o que se colhe, é o que se planta”. Aqui nós podemos utilizá-lo em seu sentido literal, porque as nossas participantes do projeto da Horta puderam colher grande volume de hortaliças que elas plantaram em Agosto. Nos dias 4 e 8 de Outubro estivemos na Horta Comunitária para colher e também para limpar os canteiros. Recentemente também houve plantação de cenoura e abobrinha que já estão crescendo.  

 
 

 
 
 

Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

Encerramento da Oficina de Biscuit promovida pelo CRAS


A Oficina de Biscuit que teve início na primeira semana de Setembro encerrou-se no dia 05 de Outubro.

Lembrando: O curso foi destinado às Famílias beneficiárias da Política de Assistência Social do território do CRAS de Arapuã. Além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários, as oficinas também servem para instrumentalizar os usuários para uma possível geração de renda. Além das oficinas terem abordado o manejo e a técnica necessários para a confecção do artesanato, também trabalhou com questões como higiene, organização, comportamento e promoveu a socialização dos usuários, estimulando o vínculo entre estes e o CRAS.  

 

Os objetos confeccionados ficaram lindos. Parabéns a todas!


 
 
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Grupo Socioeducativo e Oficina de Dança com Adolescentes de 12 a 15 anos


“Educação começa no berço, prossegue na infância, persiste na adolescência, renova-se na vida adulta e assim surge um ser humano íntegro.”

 

Lembrando: A adolescência em nossa cultura é um marco importante para a formação da identidade e da personalidade do futuro adulto. Dessa forma, acreditamos que oferecer um espaço em que possam ser discutidas questões que fazem parte do cotidiano dos adolescentes é importante para que eles tenham parâmetros para a sua formação. Pensando nisso, o CRAS de Arapuã iniciou o Grupo Socioeducativo com Adolescentes de 12 a 15 anos beneficiários do Programa Bolsa Família, no qual se pretende realizar um trabalho dinâmico em conjunto com os adolescentes, permitindo assim que eles compartilhem suas dúvidas e aflições, promovendo reflexões sobre temáticas pertinentes, como identidade, cidadania, sexualidade, drogas, entre outros. Concomitantemente com o Grupo estamos proporcionando Oficina de Dança, visando auxiliar de forma positiva na formação da autoestima e da socialização, contribuindo assim nos relacionamentos interpessoais, além dos benefícios de ordem física.

Neste segundo encontro do grupo que aconteceu dia 02/10, terça-feira, pudemos conhecer melhor nossos adolescentes, com atividades que proporcionaram o conhecimento mútuo, a interação e o fortalecimento de vínculos.

Grupo


 

           Oficina de Dança

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Comemoração ao Dia do Idoso


“Nós já fomos crianças e jovens
E hoje estamos na terceira idade
Mas a vida pra nós continua
Cheia de felicidade.”
 

Em comemoração ao dia do Idoso a APMI e o CRAS de Arapuã realizaram um dia de atividades para a terceira idade nesta quinta-feira. Celebrado no Brasil no dia 1º de Outubro, a data tem como objetivo a valorização do idoso que é uma referência à criação do estatuto do idoso, ocorrida em 2006. De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 
As atividades alusivas à comemoração iniciaram na parte da manhã com a celebração de uma missa especial para os idosos.

 

 
 

 

Em seguida a comemoração continuou no salão do CRAS com apresentações artístico-culturais desenvolvidas pela equipe e alunos do projeto de contra-turno social P.A.V.C que trouxeram mais alegria ao dia.

 

 
 
Após a apresentação foi servido um delicioso almoço a todos, seguido de um bingo para o entretenimento e diversão dos idosos.

 

 

 











 

 

 

Na ocasião as voluntárias da APMI, representando todos os que acompanharam a trajetória da Primeira Dama Rosimery Matias, fizeram uma homenagem para agradecer a atenção, o carinho e o trabalho realizado por ela durante os oito anos que esteve presente, desenvolvendo ações em prol da comunidade e espacialmente para com os idosos.

 
 

 












Em seguida teve início o Baile da Terceira Idade. Também foi oportunizado a todos lembrancinhas e sorteio de brindes e realizadas homenagens. Foram convidados a participar da comemoração os participantes do Grupo da Melhor Idade do município. A participação foi assídua, estando presentes cerca de 150 idosos.

 

 

 

 









 
Nós do CRAS e da APMI expressamos por meio deste dia de comemoração a importância e o respeito que os idosos têm para o município.

 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS


“Colaborar no acesso das famílias aos seus direitos é alimentar um projeto societário mais igualitário e justo.”

 

No dia 19/09/2012 realizamos o 4º Encontro do Grupo Socioeducativo com as famílias beneficiárias do CRAS.

Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.

 Grupo da Manhã


 Grupo da Tarde

Neste encontro discutimos sobre Direitos Previdenciários a fim de proporcionar o conhecimento sobre o tema. Tal discussão foi considerada pertinente visto a realidade de muitos casos que temos encontrado no município. O objetivo foi esclarecer dúvidas, bem como estimular a troca de experiência quanto ao tema, viabilizando às famílias o acesso aos seus direitos.

Agradecemos a presença dos usuários, que mesmo com o tempo chuvoso compareceram ao encontro.