sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

"As crianças acham tudo em nada, os homens acham nada em tudo."

No dia 08/11//2013 o tema do encontro do Grupo das Crianças foi “contanto histórias”, com o objetivo de estimular valores morais, a imaginação e a criatividade.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.



Grupo com os Idosos

“Uma pessoa permanece jovem quando ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições”.

Lembrando: O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, nas terças-feiras são desenvolvidas atividades paralelas como: coral, grupo socioeducativo, reuniões com os profissionais da saúde, um chá da tarde com bingo, sendo uma dessas intervenções em cada terça-feira da semana. Esses encontros são considerados atividades importantes, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de serem ótimos encontros para fortalecer laços e fazer novas amizades. O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade. 

As terças-feiras continuam animadas e produtivas no CRAS. No dia 29/10 realizamos uma palestra sobre “Alimentação Saudável”. No dia 05/11 tivemos o nosso animado café da tarde com bingo e exercícios físicos, e no dia 12/11 realizamos a nossa “Roda de Conversa” abordando as opiniões de nossos idosos sobre várias temáticas polêmicas.


Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

No dia 01/11//2013 realizamos mais um Encontro do Grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando”. Nesse dia trabalhamos de uma forma interativa e informativa com o tema: A importância da natureza e do meio ambiente, estimulando a confecção de brinquedos recicláveis.  
Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

“PROJETO ALEGRIA DE VIVER COM CIDADANIA” COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS

"As crianças acham tudo em nada, os homens acham nada em tudo."

Para comemorar o dia das crianças o Projeto Alegria de Viver com cidadania organizou uma semana de atividades diferenciadas e animadas. As crianças foram levadas a uma Chácara, localizada no Município de Ivaiporã, na qual foram realizadas brincadeiras divertidas como “Lona de Sabão”, “Bexiga d’água”, “Torta na Cara”, entre outras. As crianças também tiveram um dia de cinema e em outro dia puderam brincar em diversos brinquedos infláveis. O encerramento da semana foi no salão da CRAS, no qual foi realizado um bingo interativo, sorteio de brindes, entrega de lembrancinhas para todas as crianças e adolescentes e por fim foi servido um delicioso almoço.


Lembrando: O Projeto Alegria de Viver com Cidadania se caracteriza como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos assistido pelo CRAS. Nele são desenvolvidas atividades artesanais e socioeducativas, oficinas culturais, entre outras atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Grupo com Gestantes

“Cuidando da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 

O grupo de gestantes após nove encontros semanais chega à reta final. No dia 24 de outubro realizamos o último encontro do grupo, no qual foi trabalhado o tema “Legislação que ampara a mãe e a criança: direitos e deveres”.


No encerramento fizemos uma avaliação dos pontos positivos e negativos do andamento do grupo. Por fim foram entregues os kits para o bebê que foi confeccionado com muito carinho pela equipe. Agradecemos a presença das mamães que desde o início mostraram comprometimento e interesse pelos temas discutidos no grupo. Expressamos também nossos agradecimentos aos profissionais que se disponibilizaram para trabalhar com as gestantes, trazendo ainda mais conhecimento para essa fase tão importante. Consideramos que o grupo foi muito valioso e teve um bom aproveitamento.



Idosos são homenageados em Arapuã

“Respeitar o idoso é zelar pelo nosso futuro e apreciar o nosso passado.”

Em virtude do dia do Idoso que é comemorado no mês de Outubro o Departamento Municipal de Assistência Social de Arapuã realizou atividades especiais para a terceira idade. As atividades alusivas à comemoração iniciaram na terça-feira (15/10) com um passeio no SESC de Ivaiporã, onde foram realizadas diversas atividades, como ginástica maluca, cinema e oficina da memória e concentração.


Na quinta-feira (17/10) na parte da manhã foi realizada uma missa especial para os idosos na Igreja Matriz do município.

Em seguida, no Salão da CRAS foi servido um delicioso almoço a todos. Na ocasião as crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Projeto Alegria de Viver com Cidadania – PAVC realizaram apresentações artística-culturais para homenagear os presentes. Além disso, foram as próprias crianças que fizeram as lembrancinhas para essa data e foram as mesmas que entregaram para cada idoso.
   

 Após o almoço teve início o Baile da Terceira Idade animado pela Banda Os Tropeiros. Foram momentos muito agradáveis que expressam a importância e o respeito que os idosos têm para o município.




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeto Horta Comunitária

“Cada um de nós compõe a sua história cada ser em si carrega o dom de ser capaz.”

Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

Colheita farta!
Nos dias 26/09, 01/10, 07/10, 09/10 e 14/10 as participantes da Horta trabalharam na colheita. Devido ao grande número de pé de hortaliças foram necessários quatro dias de colheita.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS

“Cuidar sim, excluir jamais”.

O dia 10 de Outubro é considerado o Dia Mundial da Saúde Mental pela Organização Mundial da Saúde. Em virtude desta data realizamos a reunião dos usuários do CRAS para estimular a reflexão sobre o preconceito, a discriminação e a exclusão de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental, bem como estimular o cuidado da saúde mental da população.
No evento tivemos a participação de um casal do município, usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que expuseram seus talentos artísticos, mostrando que todos nós temos dificuldades e potencialidades. Além disso, explicamos sobre os serviços ofertados no CAPS para conhecimento e orientação. 
Na ocasião foram expostos os trabalhos realizados na política municipal da saúde e da assistência social no que se refere ao cuidado da saúde mental da população. Realizamos também uma palestra sobre “Saúde Mental e Arte” com o intuito de mostrar a importância que atividades artísticas (teatro, dança, música, artesanato, entre outras) possuem na promoção da saúde mental.
Por fim, tivemos mais uma participação especial de um grupo de Jovens do município que mostraram um pouco sobre o trabalho dos Doutores da Alegria e sua importância no tratamento de crianças hospitalizadas ou de pessoas em estado de sofrimento.
Por meio deste evento pôde-se refletir que todos somos diferentes e que em alguns momentos passamos por dificuldades, mas que independentemente disso todo ser humano merece respeito.


















Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

 “Tchau preguiça, tchau sujeira, adeus cheirinho de suor...”

No dia 27/09/2013 realizamos mais um Encontro do Grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando”. Nesse dia trabalhamos de uma forma interativa e informativa com o tema: “Cuidados com a higiene pessoal”. Consideramos o tema muito pertinente, pois sabemos que é necessário incitar o cuidado e zelo com o corpo para as nossas crianças, para que assim elas passem a percebê-lo e tratá-lo com os cuidados necessários.

No final, para estimular ainda mais as crianças no cuidado com a higiene, disponibilizamos um pequeno kit higiene para cada uma.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.

Grupo da manhã

Grupo da tarde


Projeto Barbante do CRAS realiza comemoração ao Dia da Crocheteira

“A maior força é a força de vontade”

No dia 25 de Setembro foi realizada no CRAS de Arapuã uma comemoração alusiva ao Dia da Crocheteira. O evento teve como objetivo valorizar e incentivar o trabalho que as crocheteiras vem realizando no Projeto Barbante do município há doze anos.

Atualmente o Projeto conta com 180 mulheres que buscam por meio deste um complemento e geração de renda. Na ocasião foi realizado um bingo para entretenimento e diversão das participantes e homenagens, sendo que no final foi entregue um presente a todas as crocheteiras. Foi uma tarde muito agradável em que pôde ser demonstrada a admiração que a equipe tem por essas mulheres que batalham para proporcionar uma melhor qualidade de vida para elas e sua família.


Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

“O que se faz agora com as crianças pode ser  o que elas farão depois com a sociedade”

No dia 20/09 demos continuidade ao tema do encontro anterior: “Trabalhando com as diferenças”. De uma forma divertida e lúdica olhamos as diferenças de uma forma mais branda e refletimos como todos nós somos diferentes um dos outros e que devemos respeitar a diversidade.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.

Grupo da manhã

Grupo da tarde

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS

“ Nada deve parecer impossível de mudar ”

Aproveitando a data do dia 07 de Setembro em que se comemora a Independência do Brasil, no encontro do dia 18/09 refletimos sobre os avanços e retrocessos do Brasil neste momento. Propomos neste dia desenvolver nas famílias uma postura de conscientização, dos aspectos que envolvem as manifestações populares que estão acontecendo no Brasil, mostrando quais são as inquietações e reinvindicações dos manifestantes e a partir disso refletimos de que é possível mudar uma realidade quando unimos forças; é possível ganhar voz e ser ouvido por meio da coletividade. Também a partir dessa metodologia buscamos estimular a conscientização crítica das políticas públicas e da importância de uma escolha consciente dos candidatos que governaram os interesses públicos.  

Grupo da Manhã

Grupo da Tarde


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos


“O que é normal para uma aranha é um caos para a borboleta”
O Encontro do dia 13-09 teve como tema “Respeito à diversidade”, no qual foram realizadas atividades que tinham como objetivo estimular o valor do respeito às diferenças e às diversidades.

Contamos uma história em que seu personagem principal, o Elefante Zeca, sentia-se diferente dos outros colegas. No final da história Zeca chegou a seguinte conclusão: “O problema não é ser diferente. O problema é quando nos tratam diferente”.
 
Grupo da Manhã

Refletiu-se com as crianças que mesmo havendo diferenças entre as pessoas elas devem ser respeitadas. Por trás disso, as atividades também propiciaram trabalhar a coordenação motora, o tato, noções de orientação espacial e a interação.
  

  Grupo da tarde

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece toda sexta-feira no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida. Partimos de uma concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, ao entender o brincar e o lúdico como forma de comunicação compartilhada e proporcionam diversas experiências de desenvolvimento e de potencialização do desenvolvimento ou do fortalecimento de vínculos para quem se envolve nas atividades.

 

Grupo com os Idosos


“Em vez de tentar escapar de certas lembranças, o melhor é mergulhar nelas e voltar à tona com menos desespero e mais sabedoria”.

 
No dia 10/09, realizamos mais um grupo socioeducativo com os idosos. Fizemos uma roda de conversa e dando continuidade ao nosso último encontro, conversamos e refletimos sobre as principais dificuldades que eles passaram na vida e como eles conseguiram lidar com a situação. Durante o encontro foi importante observar as ferramentas pessoais e sociais que os idosos utilizam para ter uma vida tão rica de experiência e desafios. Eles são exemplos de vida!
  
 
Lembrando: O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social e educativo o CRAS de Arapuã iniciou neste outras intervenções com a Terceira Idade. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, nas terças-feiras são desenvolvidas atividades paralelas como: coral, grupo socioeducativo, reuniões com os profissionais da saúde, um chá da tarde com bingo, sendo uma dessas intervenções em cada terça-feira da semana. Esses encontros são considerados atividades importantes, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de serem ótimos encontros para fortalecer laços e fazer novas amizades. O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade.

Desfile Cívico comemora o Dia da Independência


“Brasil, um sonho intenso, um raio vívido”
No dia 07 de Setembro o município de Arapuã realizou o desfile cívico alusivo ao dia da Independência, destacando a importância do civismo, do amor e o respeito pelo país. O grupo da Terceira Idade do CRAS e o Projeto Alegria de Viver com Cidadania levaram uma graciosidade a mais para o desfile.

 
 

Grupo de Gestantes


“Cuidar da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 
 
O CRAS começou a Segunda Programação do Grupo de Gestantes desse ano. O primeiro grupo ocorreu de abril a julho. No dia 22/08/2013 começamos a nossa segunda caminhada. No dia 29/08 o assunto do encontro foi sobre “Desenvolvimento do bebê e vacinas e exame laborais”. No dia 05/09/2013 foi conversado o sobre “Medicação na Gestação” e no dia 13-09 o assunto do encontro versou sobre o parto.

 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos

Mais um encontro do grupo com crianças “Aprendendo Brincando” foi realizado no dia 06/09/2013. Neste encontro foram realizadas atividades com objetivo de estimular a coordenação motora, o tato, a concentração, noções de quantidade, a interação e socialização, bem como exercitar a comunicação e a expressão lúdica.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece toda sexta-feira no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida. Partimos de uma concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, ao entender o brincar e o lúdico como forma de comunicação compartilhada e proporcionam diversas experiências de desenvolvimento e de potencialização do desenvolvimento ou do fortalecimento de vínculos para quem se envolve nas atividades.

 Grupo da manhã

 

 Grupo da tarde

Reunião Família Paranaense


No dia 04 de Setembro o comitê local formado por diversos profissionais do município de Arapuã realizou no CRAS uma reunião coletiva com as famílias incluídas no Programa Família Paranaense, o qual tem como objetivo principal promover a autonomia e a emancipação das famílias em situação de alta vulnerabilidade social, por meia da oferta de um conjunto de ações intersetoriais na área de saúde, educação, assistência social, trabalho, habitação, agricultura, segurança alimentar, entre outras, planejadas de acordo com a realidade de cada família e do território onde ela vive. A reunião teve como intuito esclarecer as eventuais dúvidas sobre o Programa e desenvolver junto às famílias as etapas do Programa.

Grupo da Terceira Idade realiza passeio em Ivaiporã

"Viver feliz não tem idade!”

 No dia 03/09/2013 os idosos de Arapuã participaram do Baile da Terceira Idade de Ivaiporã. Foi um passeio muito prazeroso pelo qual os idosos puderam interagir e obter novas experiências.
 
Enquanto os idosos aguardavam a saída eles aproveitaram para usar a Academia na praça.

 
 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

E

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Grupo de Gestantes


“Cuidar da vida humana desde a concepção”.

Lembrando: O grupo visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo a rede social e familiar. Quando possibilitamos tal cuidado para as gestantes também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável. O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social. 
O CRAS começou a Segunda Programação do Grupo de Gestantes desse ano. O primeiro grupo ocorreu de abril a julho. No dia 22/08/2013 começamos a nossa segunda caminhada. Neste dia o encontro teve como objetivo promover o conhecimento e o sentimento de pertencimento das participantes, bem como refletir as mudanças de papéis que permeiam essa fase da gestação.

  

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS


“Você tem sede de quê?”

No dia 21 de Agosto realizamos mais um encontro com as famílias do CRAS. Dando sequência ao tema do nosso último encontro que teve como objetivo responder as dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, como quem têm direitos e quais são os critérios e os compromissos da família, formas de cálculo dos valores, dentre outros.

Neste encontro nós conversamos sobre o Programa de uma forma mais reflexiva e não somente informacional. O nosso diálogo abrangeu diversos temas a fim de discutir vantagens e desvantagens do Programa nesses dez anos, a partir de alguns pontos de partida: a forma que o dinheiro é utilizado pela família; os aspectos políticos envolvidos; o trabalho que deve ser realizado concomitantemente ao Programa; qual a compreensão que a sociedade tem do Programa, entre outros. O encontro foi muito proveitoso no sentido de que estamos procurando desenvolver nas famílias uma postura de conscientização, dos aspectos que envolvem o Programa e o que está faltando para que ele seja mais efetivo, tanto por parte das políticas públicas quanto por parte da própria família. 

Grupo da Manhã

 
Grupo da Tarde
 
Considerando que no mês de Agosto comemora-se o Dia dos Pais, no final do encontro foram entregues lembrancinhas para todos os pais que estavam presentes como uma forma de valorizar e reconhecer a importante função que os pais têm no âmbito familiar, principalmente aqueles que buscam oferecer amor, sabedoria e proteção aos seus filhos.


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

Cursos de Corte e Costura e Pizzas e Lanches são realizados no CRAS

Foi realizado dos dias 01 a 19 de Agosto o curso de Corte e Costura em parceria com o SENAR. E também nos dia 19 e 20 de Agosto foi realizado o curso de Pizzas e Lanches em parceria com a COAMO, em que o Departamento Municipal de Assistência Social viabilizou todos os ingredientes gratuitamente para as participantes realizarem o curso. Ressaltamos que além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários o curso também serve para instrumentalizar os usuários para a complementação de renda. 

  


 

Grupo Socioeducativo com Crianças de 4 e 5 anos


“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade”

No dia 16/08/2013 realizamos o primeiro encontro do grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando” com crianças de 4 e 5 anos. No grupo partimos de uma concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, ao entender o brincar e o lúdico como forma de comunicação compartilhada. As brincadeiras e o lúdico proporcionam diversas experiências de desenvolvimento e de potencialização do desenvolvimento ou do fortalecimento de vínculos para quem se envolve nas atividades. Por meio do grupo a brincadeira torna-se um aspecto mais amplo e que pode ir além do brincar, abarcando atividades como jogos, teatros e demais momentos em que as atividades sejam caracterizadas por ressignificar e ter regras, descontração, interação e construção de significados.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de 4 e 5 que frequentam Centro Municipal de Educação Infantil. O encontro acontece no período da manhã e no período da tarde. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida.

Grupo da manhã

 Nesse encontro as atividades realizadas foram em prol de estimular as crianças a se expressarem a fim de conhecê-las e proporcionar a integração e aproximação das crianças com os condutores do grupo.

 

 Grupo da tarde

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Grupo com os Idosos


“Em vez de tentar escapar de certas lembranças, o melhor é mergulhar nelas e voltar à tona com menos desespero e mais sabedoria”.

 
No dia 13/08 realizamos mais um encontro do grupo de Idosos. Paralelo ao tradicional baile da Terceira Idade o CRAS está desenvolvido com os idosos do município, todas às terças-feiras, encontros de convivência e fortalecimento de vínculos, nos quais estão sendo realizados ensaios para o Coral da Terceira Idade e outras atividades complementares.

No dia 13/08, fizemos uma roda de conversa e refletimos sobre as transformações de valores e condutas. A partir dessa conversa, refletimos de como os padrões de comportamentos sofrem influências e transformações de acordo com os contextos sociais vigentes.  Foi uma tarde muito produtiva e recheada de histórias.
 

Lembrando: O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social e educativo o CRAS de Arapuã iniciou neste outras intervenções com a Terceira Idade. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, nas terças-feiras são desenvolvidas atividades paralelas como: coral, grupo socioeducativo, reuniões com os profissionais da saúde, um chá da tarde com bingo, sendo uma dessas intervenções em cada terça-feira da semana. Esses encontros são considerados atividades importantes, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de serem ótimos encontros para fortalecer laços e fazer novas amizades. O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade.
 

Comemoração do Dia dos Pais no CRAS de Arapuã


“Proteção + amor + força + sabedoria = PAI”

Em comemoração ao Dia dos Pais o CRAS e a A.P.M.I realizaram na quinta-feira dia 08/08/2013 uma comemoração foi voltada aos Pais do Grupo de Convivência da Terceira Idade. Neste dia tão especial homenageamos todos os pais que buscaram ser sinônimo de amor, proteção, força e sabedoria para seus filhos. Vocês pais da terceira idade merecem todo nosso reconhecimento!



 
 
Além do típico baile da Terceira Idade foram preparadas homenagens e entregas de lembrancinhas para os pais e ainda foi disponibilizado um lanche especial. Dada a importância do papel de Pai para a família e para a sociedade essa data não poderia passar em branco e por isso foi tudo foi preparado com muito carinho.



Projeto Horta Comunitária


“Tocando em frente...”

Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

No dia 01 de Agosto estivemos novamente nos canteiros da Horta para continuarmos a plantação. Neste dia foram plantados mais quatro canteiros de alface.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Grupo da Terceira Idade “Viver feliz não tem idade”


"Cada ruga tua representa uma história, uma experiência e conselho para dar...”

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas. O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso os avós merecem consideração e respeito e também merecem ser valorizados. Foi por isso que no baile da terceira idade desta quinta-feira 25/07 todos os avós foram homenageados com uma singela recordação em que foi oferecido um bolo para comemorar o dia dos avós!






  
Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

Projeto Horta Comunitária


Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

No dia 25 de julho demos andamento ao projeto da horta. Depois da fase de quase um mês com chuva e depois das fortes geadas o tempo deu uma brecha para as nossas participantes. Neste dia colhemos os repolhos e também plantamos beterraba e chicória.