terça-feira, 28 de maio de 2013

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”.
Ter o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes.

História: esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. Assim, a intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. 
No ano de 2012 o município de Arapuã realizou uma passeata e atividades na escola municipal como uma forma de mobilização.

 
Já neste ano optamos por fazer uma metodologia diferente. O CRAS e o Departamento de Assistência Social em parceria com o Departamento de Educação, Escola Estadual e Conselho Tutelar programou uma semana de atividades que tinham como objetivo combater qualquer tipo de violência contra nossas crianças e adolescentes. Foram realizadas nas escolas rurais e do centro, com os alunos do 4º ao 9º ano, orientações sobre o dia 18 de maio, explicando de sala em sala temas referente ao assunto, como por exemplo: os tipos de violência que existem, o que se caracteriza o abuso sexual, como identifica-lo, quais os tipos de abuso e a quem recorrer quando essa situação acontece.

 
Também trabalhamos com os alunos do Ensino Médio que foram convidados a fazer uma manifestação artística na Praça da cidade, com o objetivo de expressarem o que eles conhecem sobre o assunto. Enquanto alguns alunos pintaram os painéis outro grupo de alunos distribuíram panfletos nos principais pontos da cidade.
                 


















 
Para encerrar a semana de atividades, na segunda-feira dia 22/05/2013 realizamos uma noite de atrações para toda a população.  Antes de iniciarmos o evento contamos com a participação especial de um talento do município, a cantora Jéssica Queiroz que encantou todos os que estavam presentes. No decorrer das falas explicamos as ações que o município vem realizando, o porquê do dia e a importância da mobilização. Foram apresentados os tipos de violência, como combatê-las e as consequências emocionais para as crianças e adolescentes que passam por tal situação. O Conselho Tutelar também esteve presente para esclarecer o seu papel e alarmou quanto aos dados estatísticos de abuso sexual no município.

 
 
 
 
 
 
 

 
O Projeto Social PAVC (Projeto Alegria de Viver com Cidadania) preparou com muito carinho uma bela apresentação da dança ‘Aquarela’ e também um teatro que contemplava as principais formas de violência praticadas contras as crianças e adolescentes. No final foi disponibilizado um lanche a todos os presentes. 

 

Todas as atividades aconteceram no intuito de sensibilizar a população sobre o tema e também para que o abuso sexual seja combatido e erradicado, suscitando nas pessoas a reflexão, o conhecimento e a importância do tema.

Agradecemos a todos que colaboraram para que as ações acontecessem!

“Lembrar é combater, esquecer é permitir”.

 

O CRAS recebe visita do Grupo da Terceira Idade do município de Ariranha do Ivaí-PR


"Viver feliz não tem idade!”

No dia 16/05/2013 o Grupo da Terceira Idade de Arapuã recebeu uma animada visita do Grupo da Terceira Idade de Ariranha do Ivaí. O encontro foi muito divertido e alegre e foi embalado pelo Grupo ‘Os Tropeiros’.  Agradecemos a presença de todos os idosos e também dos profissionais de Ariranha do Ivaí que estiveram conosco! Com certeza serão sempre bem-vindos à nossa cidade!

 



Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Grupo com Gestantes


“Cuidar da vida humana desde a concepção”.

O grupo tem por finalidade o acompanhamento das gestantes do município, especialmente a população atendida pelo CRAS e pelo Posto de Saúde, por meio de ações psicossociais e de promoção de saúde. Visa promover conhecimentos importantes para a qualidade de vida da mãe e do bebê, auxiliando nas informações e trocas de experiências e fortalecendo o protagonismo e as redes social e familiar. Desta forma, quando possibilitamos esse cuidado para as gestantes é também cuidamos do ser humano que virá ao mundo, dando os primeiros passos rumo a um desenvolvimento psicossocial saudável.

Neste ano já foram realizados quatro encontros, sendo que o primeiro teve como tema: “Transformações emocionais: mudanças de papel – filha, esposa e mãe”. O segundo encontro abordou o assunto “Mudanças e transformações corporais e desenvolvimento do bebê. Vacinas e exames laboratoriais”. Posteriormente, o terceiro encontro versou sobre “A importância do tratamento odontológico na gravidez”, e o quarto “A alimentação na gestação”.

O grupo é direcionado às gestantes com idade gestacional de até 6 meses e ao todo serão realizados dez encontros semanais, sendo que no encerramento será ofertado às gestantes que participaram um kit bebê com diversos itens. Os encontros têm cunho preventivo, educativo e reflexivo acerca das questões da gravidez, contando com o apoio de uma equipe interdisciplinar de profissionais da rede de atendimento da saúde, educação e assistência social.  Nós agradecemos a todos os parceiros envolvidos na realização do grupo!

 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CRAS homenageia as Mães do Grupo da Terceira Idade


"Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância."

Nesta quinta-feira dia 09/05/2013 realizamos uma tarde comemorativa com os idosos do Grupo da Terceira Idade do CRAS. O motivo da comemoração foi o Dia das Mães, mulheres que merecem todo nosso carinho e respeito.  Foi servido um café da tarde e distribuídas lembrancinhas a todos os presentes, além claro do baile tradicional que não pode faltar aos nosso idosos que amam dançar!
Nós do CRAS desejamos muitas felicidades às nossas queridas mães!

 
Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.


Projeto Horta Comunitária


Recomeçando...

Neste ano o Projeto Horta Comunitária teve seu reinicio no dia 21/03/2013 em uma reunião com as participantes do projeto para decidirmos a escolha das plantações e acertarmos os detalhes para o seu bom funcionamento. Nos dias 26/03/2013 e 02/04/2013 foram limpos e preparados os canteiros. As participantes tiveram muito trabalho a fazer. Finalmente, no dia 15/04/2013 foram plantadas as primeiras mudas do ano! 

 
Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS


“Viver é ter chance de acreditar que a cada dia podemos mais do que imaginamos”.
Mais um encontro do grupo de convivência das famílias referenciadas ao CRAS aconteceu no dia 10 de abril. Além de darmos as boas vindas a todos, nesse encontro refletimos sobre nossos sonhos, desejos e esperanças, a fim de trabalharmos com nossas expectativas de vida, já que precisamos pensar no futuro para estarmos sempre em movimento e buscarmos aquilo que almejamos e sonhamos!

Legenda: Grupo da Manhã



Legenda: Grupo da Tarde


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

Foi realizado no CRAS o Curso de Arranjo e Confeito de Bolo promovido pelo Departamento de Assistência Social em parceria com a COAMO.

O curso foi realizado nos dias 08 e 09 de abril na Cozinha Comunitária do CRAS. Estiverem presentes quinze participantes que puderam aprender proveitosas técnicas de confecção de bolos. Pelos resultados pudemos ver que as produções foram excelentes!

CRAS inicia o Coral com a Terceira Idade


"Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão"

O envelhecimento da população ao mesmo tempo em que é um dos triunfos da humanidade é também um dos seus maiores desafios. Dessa forma o CRAS de Arapuã com a preocupação de proporcionar uma integração do idoso à sociedade, fazendo com que ele perceba que é um sujeito de direitos, que pode e deve ter acesso ao pleno desenvolvimento social e educativo iniciou neste ano o Coral da Terceira Idade. Além do tradicional baile que acontece todas as quintas-feiras, o coral é considerado uma importante atividade, uma vez que trabalha com o prazer, a satisfação e alegria de poder utilizar o canto como uma expressão das potencialidades que os idosos possuem, além de ser um ótimo encontro para fortalecer laços e fazer novas amizades.

O Coral da Terceira Idade está se apresentando todo terceiro domingo do mês na missa da Igreja Matriz da cidade.