segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS


“Você tem sede de quê?”

No dia 21 de Agosto realizamos mais um encontro com as famílias do CRAS. Dando sequência ao tema do nosso último encontro que teve como objetivo responder as dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, como quem têm direitos e quais são os critérios e os compromissos da família, formas de cálculo dos valores, dentre outros.

Neste encontro nós conversamos sobre o Programa de uma forma mais reflexiva e não somente informacional. O nosso diálogo abrangeu diversos temas a fim de discutir vantagens e desvantagens do Programa nesses dez anos, a partir de alguns pontos de partida: a forma que o dinheiro é utilizado pela família; os aspectos políticos envolvidos; o trabalho que deve ser realizado concomitantemente ao Programa; qual a compreensão que a sociedade tem do Programa, entre outros. O encontro foi muito proveitoso no sentido de que estamos procurando desenvolver nas famílias uma postura de conscientização, dos aspectos que envolvem o Programa e o que está faltando para que ele seja mais efetivo, tanto por parte das políticas públicas quanto por parte da própria família. 

Grupo da Manhã

 
Grupo da Tarde
 
Considerando que no mês de Agosto comemora-se o Dia dos Pais, no final do encontro foram entregues lembrancinhas para todos os pais que estavam presentes como uma forma de valorizar e reconhecer a importante função que os pais têm no âmbito familiar, principalmente aqueles que buscam oferecer amor, sabedoria e proteção aos seus filhos.


Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário