quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Grupo socioeducativo com as Famílias do CRAS

“Cuidar sim, excluir jamais”.

O dia 10 de Outubro é considerado o Dia Mundial da Saúde Mental pela Organização Mundial da Saúde. Em virtude desta data realizamos a reunião dos usuários do CRAS para estimular a reflexão sobre o preconceito, a discriminação e a exclusão de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental, bem como estimular o cuidado da saúde mental da população.
No evento tivemos a participação de um casal do município, usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que expuseram seus talentos artísticos, mostrando que todos nós temos dificuldades e potencialidades. Além disso, explicamos sobre os serviços ofertados no CAPS para conhecimento e orientação. 
Na ocasião foram expostos os trabalhos realizados na política municipal da saúde e da assistência social no que se refere ao cuidado da saúde mental da população. Realizamos também uma palestra sobre “Saúde Mental e Arte” com o intuito de mostrar a importância que atividades artísticas (teatro, dança, música, artesanato, entre outras) possuem na promoção da saúde mental.
Por fim, tivemos mais uma participação especial de um grupo de Jovens do município que mostraram um pouco sobre o trabalho dos Doutores da Alegria e sua importância no tratamento de crianças hospitalizadas ou de pessoas em estado de sofrimento.
Por meio deste evento pôde-se refletir que todos somos diferentes e que em alguns momentos passamos por dificuldades, mas que independentemente disso todo ser humano merece respeito.


















Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Sabe-se que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro. O grupo com as famílias é realizado em dois horários, no período da manhã e no período da tarde para facilitar o acesso das famílias que residem nas localidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário