quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projeto Horta Comunitária


                                            “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final.”

O trabalho continua...

Nos dias 12, 19 e 26 de novembro e também nos dias 05 e 11 de dezembro estivemos presentes na Horta Comunitária. No dia 12 e 19 colhemos mais alfaces e plantamos cenoura e beterraba. No dia 26/11 plantamos quatro bandejas de alface e abobrinha e também colhemos cenoura. No dia 05/12 foram colhidas o restante das cenouras e limpados os canteiros. Além disso, entregamos uma lembrancinha para as participantes, em forma de reconhecimento pelo belíssimo trabalho que elas vêm realizando!


 



 

 
Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

 

 

CRAS PROMOVE OFICINAS DE CAIXAS PERSONALIZADAS E PREPARO DE BOMBONS


“A função de referência se materializa quando a equipe processa, no âmbito do SUAS, as demandas oriundas das situações de vulnerabilidade e risco social detectadas no território, de forma a garantir ao usuário o acesso à renda, serviços, programas e projetos, convivência comunitária e familiar, conforme complexidade da demanda.”

Nos meses de outubro e novembro o CRAS realizou com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família Oficinas de Caixas Personalizadas e Preparo de Bombons. Além das oficinas abordarem o manejo e a técnica necessários para a confecção do artesanato, também trabalham com questões como higiene, organização, comportamento e promove a socialização dos usuários, estimulando o vínculo entre estes e o CRAS.  

 

 
É importante ressaltar que além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários, as oficinas também servem para instrumentalizar os usuários para a complementação de renda.

Os resultados foram excelentes e deliciosos!

 

 

 

Grupo Socioeducativo e Oficina de Dança com Adolescentes de 12 a 15 anos


“Educação começa no berço, prossegue na infância, persiste na adolescência, renova-se na vida adulta e assim surge um ser humano íntegro.”

No dia 16/10 realizamos mais um encontro com o grupo dos adolescentes. Neste encontro procuramos fazer com que os adolescentes sintam a importância do outro na formação da sua história e da sua identidade.  No dia 13/11 tivemos outro encontro com o Grupo. Neste encontro buscamos estimular a participação no grupo e a interação, visto que estamos percebendo a dificuldade dos adolescentes em participar de atividades mais expressivas. Nosso último encontro do ano foi realizado no dia 27/11, no qual refletimos sobre o desenvolvimento do grupo e sobre a participação dos adolescentes no grupo e na Oficina de Dança. Além disso, foi entregue a cada participante uma lembrancinha para expressar os laços que criamos nesses meses juntos.


 

 

 


















Encerrando a Oficina de Dança com chave de ouro os adolescentes realizaram uma bela apresentação na Confraternização das famílias do CRAS. Parabéns a todas e a todos!

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lembrando: A adolescência em nossa cultura é um marco importante para a formação da identidade e da personalidade do futuro adulto. Dessa forma, acreditamos que oferecer um espaço em que possam ser discutidas questões que fazem parte do cotidiano dos adolescentes é importante para que eles tenham parâmetros para a sua formação. Pensando nisso, o CRAS de Arapuã iniciou o Grupo Socioeducativo com Adolescentes de 12 a 15 anos beneficiários do Programa Bolsa Família, no qual se pretende realizar um trabalho dinâmico em conjunto com os adolescentes, permitindo assim que eles compartilhem suas dúvidas e aflições, promovendo reflexões sobre temáticas pertinentes, como identidade, cidadania, sexualidade, drogas, entre outros. Concomitantemente com o Grupo estamos proporcionando Oficina de Dança, visando auxiliar de forma positiva na formação da autoestima e da socialização, contribuindo assim nos relacionamentos interpessoais, além dos benefícios de ordem física.

Grupo da Terceira Idade visita o Santuário de Santa Rita de Cássia em Lunardelli


“O teu perfume tão divino faz nosso povo, então, sonhar. Mesmo sofrendo nesta vida, só é feliz quem sabe amar.”

No dia 13/11 os Idosos do Grupo da Terceira Idade de Arapuã realizaram um passeio especial ao Santuário de Santa Rita de Cássia em Lunardelli. A maioria dos nossos idosos são pessoas crentes em Deus, e acreditam que Ele está sempre acompanhando cada dia de suas vidas.

 

No passeio os idosos visitaram a Gruta, a Igreja, e a Sala dos Milagres. Além disso, cada idoso recebeu uma lembrancinha comprada no próprio Santuário.

 

Para encerrar o passeio foi servido um lanche a todos. O passeio com certeza foi abençoado por Santa Rita de Cássia e foi muito proveitoso!

 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Grupo Socioeducativo com Crianças de 6 a 8 anos


É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (ECA).

 

No dia 06/11/2012 realizamos mais um Encontro do Grupo Socioeducativo “Aprendendo Brincando” com crianças entre 6 a 8 anos.

Lembrando: O grupo é voltado para as crianças de que frequentam o Projeto Alegria de Viver com Cidadania, as quais se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste grupo socioeducativo é fazer por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas o estímulo aos valores morais, à cidadania, à socialização e ao aprendizado para a vida. O grupo acontece quinzenalmente às terças-feiras no período da manhã e da tarde.

 

Nesse dia trabalhamos de uma forma interativa e informativa com o tema: “Cuidados com a higiene pessoal”. Consideramos o tema muito pertinente, pois sabemos que é necessário passar esse cuidado e zelo com o corpo para as nossas crianças, para que assim elas passem a percebê-lo e tratá-lo com os cuidados necessários. 

No final, para estimular ainda mais as crianças no cuidado com a higiene, disponibilizamos um pequeno kit higiene para cada uma.
 

Grupo da Manhã

 

 
Grupo da Tarde

 


 

 

Grupo da Terceira Idade


“Grupos de convivência: desenvolvendo o sentimento de pertença e fortalecendo os vínculos comunitários”
 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS e em algumas ocasiões em outras localidades do município. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

Como a chuva ultimamente não tem dado trégua para os nossos idosos, já que toda quinta-feira tem chovido, o jeito foi jogar um Binguinho! Foram duas quintas-feiras seguidas que tivemos uma tarde descontraída com a participação de poucos, devido ao tempo chuvoso. Mesmo assim não faltou diversão por parte dos idosos!

 
 
 

Encerramento da Oficina de Pintura em Tecido promovida pelo CRAS de Arapuã


A Oficina de Pintura em Tecido que teve início no dia 10/09 encerrou-se na última segunda-feira dia 29/10. No encerramento foi realizado um “Amigo Secreto” que foi sugerido pelas próprias participantes. O curso de Pintura acontecia duas vezes por semana, sendo que havia duas turmas de dez alunos cada, uma no período matutino e outra no período vespertino.


 

Na oportunidade também foi realizada uma dinâmica de avaliação, na qual os participantes expuseram que a Oficina de Pintura foi muito gratificante para eles, pois puderam obter conhecimentos e também conhecer pessoas e desenvolver novas amizades.

 

Nós da equipe do CRAS consideramos a Oficina muito válida, pois nos acompanhamentos observamos que algumas pessoas estavam praticando a pintura em casa, dessa forma, ficamos felizes ao perceber que o contato com a pintura não terminará junto com o curso. Além disso, pudemos perceber o constante desenvolvimento do desempenho e a evolução de cada um. Os resultados foram excelentes! Parabéns a todos!

Lembrando: O curso foi destinado às Famílias beneficiárias da Política de Assistência Social do território do CRAS de Arapuã. Além de se caracterizar como uma forma de adquirir conhecimentos e proporcionar a integração dos usuários, as oficinas também servem para instrumentalizar os usuários para uma possível geração de renda. Além das oficinas terem abordado o manejo e a técnica necessários para a confecção do artesanato, também trabalhou com questões como higiene, organização, comportamento e promoveu a socialização dos usuários, estimulando o vínculo entre estes e o CRAS.  

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Horta Comunitária


                                            “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final.”

E mais colheita!!!

Nos dias 26 e 29/10 estivemos novamente na Horta. No dia 26 as participantes puderam colher uma grande quantidade de alfaces, que devido às chuvas recentes cresceram rapidamente. E no dia 29 as participantes arrumaram os canteiros para plantarem mais hortaliças. Estamos muito contentes com os resultados que estamos tendo com o Projeto.


 
Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.

 

 

Grupo da Terceira Idade visita Romeópolis


“Viver feliz não tem idade”

Nesta quinta-feira dia 18/10/2012 o Grupo da Terceira Idade realizou um passeio em Romeópolis. Os idosos da localidade recepcionaram os idosos das demais regiões e o baile aconteceu na quadra de esportes. Todos estavam muito animados e contentes, afinal passear e dançar são coisas que os nossos idosos apreciam.

 

 
 

Lembrando: O Grupo de Convivência da Terceira Idade cujo lema é “Viver feliz não tem idade” já é tradicional no município de Arapuã. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no período da tarde no salão do CRAS. O grupo de convivência é muito importante para o fortalecimento de vínculos e para a autoestima dessas pessoas idosas, que utilizam o dia do encontro para se distrair, conversar e sair da rotina.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS


“A família desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança, uma vez que é através dela que as crianças desenvolvem seu caráter, aprendem a enfrentar desafios e a assumir responsabilidades.”

 

O quinto encontro do nosso Grupo Socioeducativo com famílias beneficiárias dos Programas Sociais aconteceu no dia 17/10/2012. Aproveitando a data comemorativa do mês de Outubro, que além de celebrar a Padroeira do Brasil comemora o Dia das Crianças, desenvolvemos o encontro com o tema “O papel da família no cuidado das crianças”. No encontro por meio de atividades interativas refletimos de quais cuidados nossas crianças precisam e qual a influência da infância, enquanto fase de desenvolvimento, para a constituição do caráter do futuro adulto, bem como a importância que a família tem no desenvolvimento biopsicossocial da criança, a fim de que todos tenham conhecimento sobre o tema e possam se atentar mais ao cuidado de seus filhos.
Grupo da Manhã

 Grupo da Tarde

 Os encontros foram encerrados com apresentações artístico-culturais realizadas pelas crianças do Projeto Alegria de Viver com Cidadania – P.A.V.C. As apresentações além de incentivarem as crianças em suas desenvolturas, também foram pensadas como uma forma de sensibilizar os participantes para que possam perceber as crianças como seres capazes de dar muita alegria a todos.


 
 

Lembrando: O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PROJETO P.A.V.C COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS


“A criança é alegria como o raio de sol

            e estímulo como a esperança.”

 

Para comemorar o dia das crianças o Projeto Alegria de Viver com cidadania organizou dois dias de atividades diferenciadas. No dia 09/10 as crianças foram levadas à Chácara Afiva, localizada no Município de Ivaiporã, na qual foram realizadas gincanas através de brincadeiras divertidas como “Lona de Sabão”, “Bexiga d’água”, “Torta na Cara” como prova do conhecimento, entre outras.

 

Alunos do período matutino

 

 

 

 
 
Alunos do período vespertino

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Além disso, na véspera do dia das crianças, quinta-feira dia 11/10, as atividades foram encerradas com brinquedos infláveis, obtendo uma festinha especial para a entrega de uma bola como lembrança para cada criança.

Com certeza foram dois dias de alegria e diversão deixando o “Dia dos Baixinhos” mais harmonioso e prazeroso.

 

 

 

 
 
 


Lembrando: O Projeto Alegria de Viver com Cidadania se caracteriza como uma instituição de contra-turno social assistida pelo CRAS. Nele são desenvolvidas atividades artesanais e socioeducativas, oficinas culturais, entre outras atividades com crianças e adolescentes que se encontram na situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto Horta Comunitária: promovendo bem-estar social


Como diz o ditado “o que se colhe, é o que se planta”. Aqui nós podemos utilizá-lo em seu sentido literal, porque as nossas participantes do projeto da Horta puderam colher grande volume de hortaliças que elas plantaram em Agosto. Nos dias 4 e 8 de Outubro estivemos na Horta Comunitária para colher e também para limpar os canteiros. Recentemente também houve plantação de cenoura e abobrinha que já estão crescendo.  

 
 

 
 
 

Lembrando: O Projeto da Horta Comunitária visa atingir usuários que se encontram em vulnerabilidade social e que tem interesse e disponibilidade para plantaram hortaliças para usufruto e/ou venda, tendo como objetivo garantir uma fonte de alimentação e trabalho aos mesmos.  Além disso, por meio desta intervenção há o exercício do trabalho e o estimulo ao convívio que possuem como base a cooperação e o trabalho em equipe. O projeto busca incentivar as famílias usuárias do CRAS a aprenderem trabalhar com uma horta e a melhorar a qualidade da alimentação pelo consumo de hortaliças frescas. Esperamos promover saúde e bem estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.