quinta-feira, 2 de agosto de 2012

I Encontro do Grupo socioeducativo com as Famílias Beneficiárias do CRAS


No dia 16/05/2012 aconteceu o 1º Encontro do Grupo Socioeducativo com as famílias beneficiárias do CRAS.

O objetivo dos grupos com famílias é levar a discussão e a reflexão sobre situações vivenciadas e interesses comuns, que dizem respeito à reprodução social da família, ao fortalecimento de sua função protetiva, ao acesso a direitos e às vulnerabilidades do território, que impactam no convívio familiar e comunitário. Os grupos com famílias possibilitam o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente, ou por uma família, são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias reconhecendo, desta forma, nas experiências relatadas alternativas para seu enfrentamento.  O trabalho em grupo com as famílias decorre da compreensão de que as pessoas estão em contínuo processo de interação com o outro. Por isso se afirma que o ser humano é relacional, necessita do diálogo, da participação e da comunicação. Nesse sentido, as pessoas passam a concretizar a sua existência produzindo, recriando e realizando-se nas suas relações com o outro.

Como era o início de um trabalho socioeducativo esse primeiro encontro teve como objetivo conhecer os membros participantes, mostrar e explicitar o que é o trabalho e os serviços ofertados pelo CRAS.

De início realizamos uma dinâmica de apresentação para proporcionar o conhecimento mútuo dos integrantes.

Grupo da Manhã

Grupo da Tarde

Em seguida explicamos e mostramos de forma oral, com o auxílio de recurso multimídia, quais são os serviços ofertados pelo CRAS de Arapuã para esclarecer o funcionamento da instituição e facilitar o acesso a ela.   

 Grupo da Manhã

Grupo da Tarde

Foi acordado com as famílias que o Grupo acontecerá toda terceira quarta-feira de cada mês, salvo se houver percursos, em dois horários – às 09 horas da manhã e às 14 horas da tarde. A disponibilidade de dois horários foi para facilitar o acesso ao grupo.

O encerramento foi realizado com uma dinâmica que teve como objetivo refletir sobre o valor da vida e pensar que para cada dificuldade sempre há outras possibilidades.   

 Grupo da Manhã
 Grupo da Tarde

No final houve sorteio de brindes, entrega de uma lembrancinha simbolizando o marco do início do grupo e por fim foi ofertado lanche a todos os presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário